O ex-governador do Rio de Janeiro e ex-prefeito de Campos dos Goytacazes, Anthony Garotinho, não conseguiu votos suficientes para se eleger vereador na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no domingo (6). Ele disputou uma vaga pelo Republicanos, e obteve 8.753 votos dos eleitores cariocas. Até o início da manhã desta segunda-feira (7), o candidato ainda não havia se manifestado sobre a derrota.
Anthony Garotinho concorreu pela primeira vez ao Legislativo Municipal da capital fluminense, após transferência de domicílio eleitoral. A candidatura do ex-governador chegou a ser impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral. Ele concorreu sub judice, já que conseguiu permissão do Superior Tribunal de Justiça para concorrer às eleições municipais deste ano.
O ministro Luis Felipe Salomão, vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), concedeu no dia 2 de outubro, uma liminar que permitiu a candidatura do ex-governador Anthony Garotinho a vereador do Rio de Janeiro.
A decisão aconteceu um dia após o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) manter a candidatura de Garotinho impugnada. Um mês antes, o Ministério Público Eleitoral (MPE) havia apontado a inelegibilidade do ex-governador até 2026, por conta de uma condenação por improbidade administrativa em 2018.
De acordo com o MPE, Garotinho foi condenado por participar de um esquema que desviou R$ 234,4 milhões da Secretaria Estadual de Saúde, nos anos de 2005 e 2006. Na ocasião, ele era secretário de governo e sua mulher, Rosinha Matheus, ocupava o cargo de governadora.
A liminar do STJ suspendeu a decisão anterior até que o recurso da defesa de Garotinho, relacionado à Lei de Improbidade, seja julgado de forma definitiva.
O post Anthony Garotinho não se elege vereador no Rio de Janeiro apareceu primeiro em J3News.