O COB (Comitê Olímpico Brasileiro) comemorou a agilidade do governo em adotar a MP (Medida Provisória) que isenta a cobrança de impostos sobre os prêmios em dinheiro dados aos atletas olímpicos. A decisão atinge os prêmios conquistados por medalhistas, como Rebeca Andrade, Bia Souza, Gabriel Medida e Rayssa Leal, entre outros.
Nas redes sociais e no site do COB, o presidente da entidade, Paulo Wanderley, se manifestou sobre a MP.
“Achamos justo que os valores doados pelo COB não sofram nenhum tipo de taxação para que cheguem integralmente aos verdadeiros astros da festa, os atletas olímpicos. Parabéns ao Governo Brasileiro pela sensibilidade e agilidade com que lidou com o tema”, disse.
Inspiração nacional
Por meio da MP, os atletas olímpicos não serão taxados nas premiações que são pagas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). Paulo Wanderley disse que era justa a decisão porque os medalhistas são, sobretudo, uma inspiração para os brasileiros.
“Os atletas brasileiros estão tendo participações inspiradoras e em muitos casos brilhantes em Paris, independentemente de qualquer incentivo financeiro”, disse.
Em seguida, o presidente do COB acrescentou: “Parabéns ao Governo Brasileiro pela sensibilidade e agilidade com que lidou com o tema”.
Leia mais notícia boa
CazéTV bate recorde de audiência nas Olimpíadas com transmissões leves, irreverência e apresentadores de pesoGoverno assina MP que isenta atletas olímpicos de impostos; não serão tributadosVeja quanto Rebeca Andrade vai receber pelas medalhas de Paris; superou homens
Medida Provisória
A MP foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na quinta-feira (08).
O texto da medida diz que: “o prêmio em dinheiro pago pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) ou pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) ao atleta ou paratleta em razão da conquista de medalha” nas Olimpíadas está incluso entre os rendimentos isentos do imposto de renda.
A iniciativa vale para todas as premiações recebidas desde 24 de julho de 2024, data do início das competições dos Jogos Olímpicos Paris 2024, oficialmente abertos dois dias depois.
Os prêmios do COB
O COB oferece como premiação aos medalhistas em Paris valores 40% acima dos concedidos nas Olimpíadas em Tóquio.
De acordo com o comitê, esses prêmios são divididos em três categorias de atletas (individual, grupo e coletiva), as premiações variam entre R$ 1,05 milhão e R$ 140 mil, segundo o COB.