Especialistas afirmam que o cometa C/2023 A3 Tsuchinshan-ATLAS, mais conhecido como ‘Cometa do século’, estará próximo da Terra no dia 12 de outubro. Se tudo der certo, será possível observar o astro daqui.
Descoberto no início de 2023, o C/2023 é um cometa periódico, tipo o Halley. Segundo o site especializado em astronomia, o astro completa uma órbita ao redor do Sol a cada oito décadas.
Se o cometa não se desintegrar, ele deve se aproximar da terra com uma magnitude de brilho “entre dois e três”, o que tornaria o cometa visível a olho nu, no dia de Nossa Senhora Aparecida.
Tsuchinshan-ATLAS
Com uma cauda longa e brilhante, o A3 foi recém-descoberto. Cometas que passam perto do Sol têm as caudas mais impressionantes, formadas logo após serem desintegrados pelo calor.
Este é o caso do cometa C/2023 A3, que promete ser um espetáculo para aqueles que o avistarem.
Segundo especialistas, o astro tem tudo para superar o C/2020 F3, do verão de 2020 e se tornar um dos mais brilhantes até então.
A última vez que um cometa excepcionalmente brilhante foi visível a partir das latitudes do norte foi em 1997.
Leia mais notícia boa
Brasileiro de 7 anos descobre asteroide sozinho e chama atenção da NasaJovem cientista que foi destaque na Nasa ao descobrir asteroide arrecada fundos para o RSNasa vai mandar mensagem ao espaço para se comunicar com extraterrestres
Visível a olho nu
De acordo com o site Earth Sky, o C3 atravessa o sistema solar interno a 290.664 km por hora, em relação à Terra.
Imagens recentes obtidas por astrofotógrafos mostram uma cauda secundária tênue, mas muito longa.
Pode se desintegrar
Um astrônomo theco-americano e especialista em cometas, Zdenek Skanina, disse que o cometa entrou em uma fase de fragmentação.
Ainda não há um consenso se o cometa deve ou não se desintegrar antes de atingir o periélio – dia em que estará mais perto do sol.
As previsões do especialista são baseadas no desempenho atual do astro.
Ou seja, nada de perder as esperanças, viu?
Acompanhar cometa
Pelo aplicativo Sky Tonight, é possível acompanhar a localização do astro.