Pesquisadores do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e uma equipe do Laboratório de Ciências Ambientais, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) realizam coletas nesta quarta-feira (24), no Rio Paraíba do Sul, para analisar a qualidade da água depois que diversos moradores do município de Campos dos Goytacazes reclamarem sobre o cheiro e o gosto da água que chega em suas residências. O prazo para que os resultados fiquem prontos é de dez dias.
Segundo informação passada pelo Inea ao J3News, o instituto iniciou a averiguação das informações junto às concessionárias locais e o Estado de Minas Gerais para verificar a possibilidade de vazamentos acidentais de substâncias que possam causar alterações na qualidade da água, e até o momento não foram identificadas fontes de contaminação.
Desde o início da semana, moradores relatam alterações em diferentes bairros da cidade.
A concessionária Águas do Paraíba, responsável pelo abastecimento do município, informou a nossa equipe que: “A água fornecida atende a todos os parâmetros de potabilidade exigidos pelo Ministério da Saúde, e possui todas as características físicas, químicas e biológicas, sem a ocorrência de quaisquer efeitos adversos à saúde da população. A concessionária esclarece, ainda, que monitora todo o sistema operacional, bem como o tratamento de água e controle de qualidade”, afirmou a empresa.
O post INEA coleta material do Rio Paraíba do Sul para análise depois de aumentarem reclamações sobre água apareceu primeiro em J3News.