Enquanto o Carnaval do Rio de Janeiro segue reconhecido como um dos maiores do país, famoso pelos desfiles grandiosos das escolas de samba na Marquês de Sapucaí e pelos megablocos comandados por artistas como Anitta, Ludmilla e Pedro Sampaio, o interior do Estado também viveu dias intensos de folia, alegria e participação popular.
A poucos quilômetros da capital, cidades do Norte Fluminense mostraram que o Carnaval pulsa forte fora dos grandes centros, com trios elétricos lotados, programação diversa, eventos gratuitos e uma festa que atende a todos os públicos.
Com blocos de rua, bois carnavalescos, marchinhas, desfiles de escolas de samba, shows, matinês infantis e festas pós-Carnaval, a folia do interior do Estado segue como uma das principais manifestações culturais e mostra que a maior festa popular do mundo vai muito além da capital.
Em Campos, o Carnaval aconteceu de forma descentralizada, com destaque para Farol de São Tomé, onde o “Verão de Todos Nós 2026” reuniu, em média, 40 mil pessoas por dia, segundo a Secretaria de Segurança e Ordem Pública. Houve ainda programação no Centro, Lagoa de Cima, Baixada Campista, Tócos e Santa Maria, valorizando artistas locais e diferentes estilos musicais.
A agenda de pós-Carnaval promovida pela Prefeitura, por meio da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), garantiu música e entretenimento em diferentes pontos do Farol desde a Quarta-feira de Cinzas (18), com apresentações na Tenda Cultural e no Palco Marinha, além do encerramento no domingo (22) com atração no trio elétrico.
Festa que atravessa distritos e ganha projeção internacional
Já em São João da Barra, a folia ganhou projeção internacional com reportagem exibida pela TV chinesa sobre a tradicional Escola de Samba “Chinês”. O Carnaval se espalhou pela sede e distritos como Açu, Grussaí, Atafona e Barcelos, com investimento também em segurança, campanhas educativas e valorização cultural.
O “Carnaval da Alegria” de Macaé levou multidões à Imbetiba, Sana, praias e distritos, com blocos tradicionais, cortejos de bonecos gigantes, baile de máscaras e ações de inclusão, como o bloco da Melhor Idade. A programação também reforçou campanhas de respeito e combate ao assédio.
Em São Francisco de Itabapoana, a festa animou localidades como Santa Clara, Manguinhos e Guaxindiba, mantendo a tradição dos carnavais de praia. Já Quissamã viveu seis dias do “Carnaval da Família”, com forte impacto econômico: cerca de 55 empreendedores envolvidos e geração aproximada de 200 empregos diretos e indiretos, além de ações de inclusão e humanização na saúde.
Cidades como Cardoso Moreira, Carapebus, São Fidélis e Conceição de Macabu também realizaram carnavais mais compactos, porém marcados por tradição, participação popular e programação para todas as idades.
O post Carnaval além da capital movimenta a região apareceu primeiro em J3News.




