Abrir câmera

Jovem que trabalhava na roça é aprovado em Medicina na UFT

Por Guilherme
Por Guilherme

Um jovem de 17 anos, que conciliava estudos com trabalho braçal na roça, foi aprovado no curso de Medicina da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O resultado saiu na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Antes da aprovação, Fernando Abreu Miranda se dividia entre o trabalho ao lado do pai, as viagens diárias para a escola e a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O deslocamento entre Itaporã e Colinas do Tocantins fazia parte do dia a dia durante todo o ensino médio.

A aprovação veio de forma inesperada para o estudante, que inicialmente pretendia cursar Farmácia e decidiu arriscar um sonho antigo. Ele utilizou a nota no Sisu sem grandes expectativas e deu tudo certo!

Trabalho e escola

Fernando trabalhava com o pai fazendo roçagem de juquira e corte de grama. O trabalho era realizado em paralelo aos estudos, o que para o estudante era um grande desafio, mas era necessário.

Para frequentar um colégio militar, o adolescente também percorria aproximadamente 20 quilômetros diariamente.

Segundo o estudante, a disciplina foi essencial para manter o rendimento escolar. “Minha rotina de estudos era ótima. Eu ficava sempre estudando nas horas vagas e tinha uma rotina bem organizada”, explicou ao G1.

Leia mais notícia boa:

Filho de mãe solo analfabeta é aprovado em Direito; estudava com livros de doaçõesFilho de baiana de acarajé é aprovado em Medicina na USP e UFBAA história incrível do filho de pedreiro aprovado em 1º lugar em Medicina na USP; sem computador

Organização dos estudos

Fernando contou que precisou ajustar váarias vezes a organização dele enquanto se preparava para o Enem. Em alguns períodos, os estudos aconteciam à noite, após o trabalho. Em outros momentos, o jovem passou a estudar pela manhã e à noite, conforme a disponibilidade.

Na semana que antecedeu a prova, a carga de estudos aumentou. O estudante relatou que chegou a estudar mais 10 horas por dia, priorizando a revisão de conteúdos.

“Às vezes eu tinha que mudar alguma coisa, ir trabalhar e tinha que estudar de noite”, contou.

Inscrição no Sisu

Apesar do esforço, Medicina não era o plano inicial. Fernando pretendia se inscrever no curso de Farmácia e decidiu utilizar a nota no Sisu sem grandes expecctativas.

“Coloquei minha nota por acaso, nem pensava que eu iria conseguir passar”, contou.

Ele lembra que no dia em que saiu o resultado, choveu muito e a casa dele ficou sem energia, o que aumentou ainda mais a expectativa.

“De noite, aqui estava tendo uma chuva muito forte. Aí acordei de madrugada e vi que a energia tinha voltado. Então falei: ‘Vou olhar, né, se saiu o resultado’, e olhei. Vi lá que tinha sido chamado na chamada regular do Sisu. Fui conferir e foi quando pensei: ‘Devo estar sonhando’, e dormi de novo. Quando acordei, estava realmente lá, chamado”, disse.

Mudança para Palmas

A cidade onde Fernando mora fica aproximadamente 250 quilômetros de Palmas, onde está localizado o campus da UFT.

Ele contou que não hesitou quanto a mudança de cidade e sabe que conseguirá enfrentar esse obstáculo, já que o mais difícil passou.

“Está sendo um pouco difícil deixar tudo para trás para morar em uma cidade grande e deixar a família e amigos, toda essa vida que foi construída. Mas está dando certo, pois tenho família por lá [em Palmas] que está dando apoio e posso ficar o tempo que for preciso”, contou.

*Todas as notícias são retiradas de fonte de sites conforme informado na última linha “apareceu primeiro em …”

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

Últimas Notícias
Previsão do Tempo
+27
°
C
+28°
+23°
Campos dos Goytacazes
Quinta-Feira, 01
Ver Previsão de 7 Dias
Categorias

Assine nossa newsletter

Queremos oferecer para os ouvintes a playlist das melhores músicas Pop Rock!