Suco de tomate pode matar Salmonella e outras bactérias, descobrem cientistas

Simples, prático e que faz muito bem para a saúde! Cientistas da Universidade Cornell, em Nova York, realizaram uma pesquisa que revelou o potencial do suco de tomate para matar não apenas a Salmonella Typhi, responsável pela febre tifoide, mas também outras bactérias prejudiciais à saúde digestiva e do trato urinário.

Esta descoberta pode ter um impacto significativo na segurança alimentar e na prevenção de doenças transmitidas por alimentos. A Salmonella Typhi é um patógeno específico do homem, frequentemente transmitido em alimentos, que não só causa todos os sintomas de intoxicação alimentar, mas também a febre tifóide potencialmente mortal, que mesmo depois de décadas de avanços médicos ainda é um grande problema de saúde pública mundial.

O estudo foi publicado recentemente na revista científica ASM Journal e trouxe muitas expectativas para os pesquisadores, visto que agora eles pretendem aumentar essa lista, pesquisando novos alimentos, que também se tornem aliados contra bactérias e outras infecções.

A pesquisa

A equipe de pesquisa da Universidade Cornell primeiro confirmou experimentalmente que o suco de tomate é capaz de matar a Salmonella Typhi, incluindo suas variantes hipervirulentas.

Em seguida, os cientistas analisaram o genoma do tomate para identificar os peptídeos antimicrobianos responsáveis por essa ação. Esses peptídeos têm a capacidade de atacar e danificar a membrana bacteriana, uma estrutura crucial que protege as bactérias e as mantém intactas.

O estudo revelou que o suco de tomate contém uma variedade desses peptídeos antimicrobianos, tornando-o eficaz não apenas contra a Salmonella Typhi, mas também contra outras bactérias que podem representar riscos à saúde humana.

Leia mais notícia boa:

Tomate faz bem para o coração e prevenção de doenças, confirma pesquisaCientistas produzem tomate modificado para tratar ParkinsonComposto do tomate previne diabetes, segundo cientistas

Benefícios do suco de tomate

Além das propriedades antimicrobianas impressionantes, o suco de tomate também oferece uma série de outros benefícios para a saúde.

Rico em antioxidantes, como o licopeno, o suco de tomate é conhecido pela capacidade de combater os danos causados pelos radicais livres, ajudando a proteger contra doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer.

Além disso, o consumo regular de suco de tomate pode auxiliar na redução da pressão arterial e na promoção da saúde ocular devido aos altos níveis de vitaminas A e C contidos na fruta.

Com a combinação única de propriedades nutricionais e agora, comprovadamente, a capacidade de eliminar bactérias prejudiciais, o suco de tomate cresce ainda mais como uma escolha saudável e versátil para incorporar na dieta diária.

Além de matar a Salmonella, o suco de tomate também traz outros benefícios para a saúde. – Foto: Pixabay

* Todas as notícias são retiradas de fonte de sites conforme informado na última linha "apareceu primeiro em ..."

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

CONECTE-SE CONOSCO

Iniciar Conversa
Oi, Seja bem vindo(a)!
Olááá! Obrigado por ouvir a Rádio Capital Fm !!!