Excessos de carnaval: especialistas da Secretaria de Saúde do RJ alertam para riscos durante as festividades

Carnaval de Quissamã – Foto: Divulgação

Os dias de Carnaval são caracterizados pelos desfiles de cores, ritmos e empolgação dos foliões. No entanto, para que as festividades continuem sem sustos são necessários alguns cuidados, como alertam os especialistas da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ).

Entre as recomendações estão dicas para a hidratação e alimentação, e o alerta sobre o aumento do consumo de cigarros eletrônicos e energéticos. Segundo o médico pneumologista do Instituto Estadual de Doenças do Tórax Ary Parreiras, Dr. Ricardo Meirelles, o cigarro eletrônico é extremamente nocivo e deve ser evitado, sobretudo, pela população mais jovem. 

“O uso do cigarro eletrônico não é inofensivo como muitas pessoas pensam, principalmente, o público mais jovem. Ele é muito prejudicial à saúde pela presença de várias substâncias tóxicas e cancerígenas, aumentando o risco de doenças pulmonares, cardíacas e câncer. Estudos mostram que o uso de cigarro eletrônico leva a asma (bronquite) e infarto agudo do miocárdio. Seu uso causa inflamação nos pulmões, que leva a insuficiência respiratória e morte, mesmo em jovens. A nicotina presente no cigarro eletrônico possui uma concentração maior do que no cigarro convencional, fazendo com que seus usuários apresentem uma dependência maior, com intensa síndrome de abstinência ao ficar sem usá-lo por poucas horas.  Com isso, é preciso deixar claro que não há vantagem no uso de cigarros eletrônicos”, ressaltou. 

Em relação à alimentação mais adequada para os dias de folia, a nutricionista Eralda Ferreira destaca quais os alimentos são mais adequados para serem preparados.  

“Para manter a energia nos blocos, recomendo não ficar longos períodos sem alimentação e fazer pequenos lanches. Além disso, durante as refeições, prefira sempre alimentos mais saudáveis, como refeições com a utilização de arroz com legumes, carne vermelha, frango, peixe ou ovos cozidos. Outra boa opção é o macarrão com legumes e carne vermelha, frango, peixe ou ovos cozidos. Saladas com verduras frescas, frutas, legumes cozidos, frango, carne, peixe ou ovos cozidos também são ótimas escolhas. É importante ter cautela nos molhos, evitando os ricos em gordura ou sal”, recomendou. 

Sobre o consumo de energéticos para manter a energia lá em cima, Eralda orienta que eles sejam evitados nesses dias de folia.

“Os energéticos são bebidas não alcoólicas que geralmente contêm grandes quantidades da substância e de outros estimulantes como taurina, ginseng e guaraná. Em  geral, aumentam a frequência cardíaca e estimulam uma alimentação desequilibrada, que é uma combinação a ser evitada durante o Carnaval”, orientou. 

Além das contraindicações ao uso de cigarros eletrônicos e energéticos e a recomendação para uma alimentação mais saudável, os especialistas recomendam uma hidratação adequada com pelo menos 35 ml de água por peso corporal.

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro

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