Segurança deve ser prioridade durante o feriado de carnaval

Foto: Divulgação

Durante o carnaval muitas famílias se prepararam para viajar e aproveitar o feriado. Especialistas em segurança patrimonial destacam que neste período do ano, em que a cidade fica esvaziada, é importante conhecer medidas para proteger suas casas durante o período de festa.

De acordo com o especialista em segurança Johnny Ferreira, uma medida adequada quanto à segurança da residência é a implantação de um sistema de monitoramento com câmeras e alarmes, mas não havendo essa possibilidade, existem outras precauções para proteger a casa desocupada.

Entre as medidas mais simples, mas que são fundamentais para garantir a segurança do imóvel estão dicas simples que podem ajudar. Desligar a campainha é uma das orientações e serve para dissuadir potenciais invasores que podem tentar sondar quais casas do bairro estão vazias em diversos horários, os deixando em dúvida se não há ninguém na residência ou se o equipamento está defeituoso.

O especialista também destaca que não se deve deixar o portão fechado com um cadeado para o lado de fora, o que indicaria que não há ninguém na casa nesse período.

“Uma válida estratégia é ter apoio de um vizinho que possa, com poucas ações, dar a impressão de que há pessoas na casa. Acender algumas luzes ou luminárias à noite, apagar durante o dia e recolher materiais que se acumulam como jornais, revistas e correspondências já pode ser eficaz em evitar invasões”, explica.

Uma das estratégias que dão a maior tranquilidade é o monitoramento por câmeras e alarmes, pelo amparo oferecido por uma empresa de segurança. “Quando tocar o alarme, o patrulheiro irá até o local conferir e agir, caso haja necessidade. Há também a opção de um botão de pânico, em que a pessoa pode acionar, se algo acontecer”, explica o especialista.

De acordo com Johnny, como parte dos equipamentos existentes para manter a segurança do imóvel, existe o alarme com vídeo-monitoramento, que, ao ser acionado, inicia gravações de todas as câmeras no sistema do imóvel, facilitando o registro das informações. Neste caso, há também a possibilidade de ter registros em outras ocasiões, que sinalizem movimentações suspeitas, como acidentes com aparelhos domésticos, por exemplo.

Os cuidados com acidentes

Além das precauções contra invasões, o Corpo de Bombeiros destaca a importância de evitar acidentes domésticos, como incêndios e alagamentos, ao deixar a residência desocupada durante as férias. A dica da corporação para prevenir os acidentes, é importante conferir todos os pontos de potenciais perigos, como tomadas, equipamentos elétricos, torneiras, registros do fogão e a válvula do botijão de gás.

“Ao sair para uma temporada fora de sua residência, mantenha equipamentos elétricos e eletrônicos desligados da tomada, só mantendo os essenciais. Eles podem sofrer sobrecargas e dar início a incêndios. Se possível, instale temporizadores em algumas luzes da casa. As lâmpadas podem passar por variações de energia no período de ausência sem que ninguém perceba e também iniciar um incêndio”, lista a corporação.

Ao retornar do período de viagem, ainda existem precauções a serem tomadas para evitar acidentes. A corporação orienta a abrir todas as portas e janelas do cômodos, afim de deixar o ar circular novamente na casa. “Evite também ligar na tomada todos os equipamentos elétricos e eletrônicos ao mesmo tempo. A rede pode sofrer sobrecarga e um incêndio ser iniciado. Em caso de emergência na sua ou em uma residência vizinha, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193”, finaliza.

O post Segurança deve ser prioridade durante o feriado de carnaval apareceu primeiro em J3News.

* Todas as notícias são retiradas de fonte de sites conforme informado na última linha "apareceu primeiro em ..."

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

CONECTE-SE CONOSCO

Iniciar Conversa
Oi, Seja bem vindo(a)!
Olááá! Obrigado por ouvir a Rádio Capital Fm !!!