Carnaval: dicas de como se alimentar e ficar bem nas 4 noites de folia

Se você vai pular o Carnaval, essas dicas vão te ajudar a se alimentar e beber para aguentar as quatro noites de festa. Evitar alimentos gordurosos e beber água já é meio caminho andado para curtir sem dor de cabeça!

A nutricionista do Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), Dayana Alencar, lembra que é muito importante ficar atento à hidratação. Jejum prolongado, neste período, também deve ser evitado.

“Recomendo fazer as três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) bem reforçados e sempre andar com lanchinhos durante a folia”, disse.

Atenção aos alimentos

Comer e beber bem são os segredos para passar o Carnaval bem disposto e evitar quadros de desidratação.

Tá tudo bem beber a cervejinha, afinal é Carnaval, mas não se esqueça da água, ok?

Principalmente em locais onde o calor será maior, estar em dia com a hidratação é fundamental para evitar perder a folia.

Na hora de comer na rua também, fique atento à higiene das barraquinhas onde vai comprar o alimento.

Se o local aparentar estar sujo, ou o manuseio dos alimentos não estiver sendo feito dentro dos padrões da saúde, evitar consumir no local e procure outra.

O que beber e comer?

Bora então para as dicas do que beber e comer?

Priorize frutas: sim, frutas dão sustância, tem muita água e só fazem bem para a saúde. Além disso, esses alimentos podem ser consumidos de maneira fresca ou seca.Faça refeições leves: nada de refeições, pesadas ok? Se vai curtir os bloquinhos, dê preferência para pratos que não vão te deixar empanzinado. Alimentos como peixe, saladas e carnes magras são boas opções. Opções como arroz e macarrão com molhos leves também fornecem energia para aguentar a folia.Isotônicos e água de coco: isotônicos também são uma boa pedida para você repor os líquidos perdidos durante a família. Além disso, abuse da água de coco, que ajuda a hidratar e dar energia para curtir os bloquinhos.

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Álcool liberado, mas com moderação

Se você não dispensa o álcool, lembre que é preciso beber com moderação, mesmo no Carnaval.

Para Lisiane Cysne, psiquiatra e coordenadora do módulo de dependência química da residência em Psiquiatria do Hospital de Saúde Mental Professor Frota Pinto (HSM), não existe um nível seguro para o consumo.

“O mecanismo de eliminação do álcool é influenciado por vários fatores, como o percentual alcoólico da bebida, a presença de um fígado saudável, de um rim saudável, de gordura no corpo, se há alimento no estômago, cirurgia bariátrica, entre outros”, destacou.

Segundo a psiquiatra, a melhor forma de consumir o álcool sem ter grandes prejuízos, é se conhecer bastante e avaliar sua saúde mental.

“O álcool não deve ser utilizado para evitar o contato com algum sofrimento e nem para diminuir inibições”, explicou.

Outra dica que a médica dá é beber mais devagar, principalmente os destilados.

“Se você consumir as destiladas na mesma velocidade da cerveja, por exemplo, pode se embebedar mais rápido”, concluiu.

O segredo para ter uma folia bacana é beber água e evitar alimentos gordurosos. Foto: FG Trade/GettyImages.

Com informações de Secretaria da Saúde do Ceará.

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