Veículos de órgãos de segurança do Estado do Rio passarão a ter câmeras

Polícia Militar terá 3.392 viaturas operacionais equipadas com as câmeras embarcadas (Divulgação Gov RJ)

Os órgãos de segurança pública e defesa civil do Estado do Rio de Janeiro passarão a contar, em breve, com mais uma importante ferramenta tecnológica. O Governo do Estado acaba de concluir o processo licitatório para implantação do sistema de câmeras embarcadas para equipar cerca de 5 mil viaturas, resultado de um investimento de R$ 236,5 milhões. Cada viatura terá no mínimo duas câmeras, uma interna e outra externa, esta equipada com softwares de reconhecimento facial e leitura de placa.

Com a nova aquisição, a Polícia Militar terá 3.392 viaturas operacionais equipadas com as câmeras embarcadas, reforçando o aparato tecnológico de monitoramento que vem sendo implantado na Corporação nos últimos dois anos. Também serão beneficiados com câmeras embarcadas o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), a Casa Civil (responsável pela Operação Foco), o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) e a Secretaria de Governo, responsável pelo programa Segurança Presente e pela Operação Lei Seca.

Leia também:

Grupamento da Guarda de Campos terá câmeras nos uniformes

– A implantação das câmeras embarcadas em viaturas é mais um importante passo da política de transparência do Governo do Estado na área de segurança pública. Elas vêm se somar às mais de 21 mil câmeras portáteis e outras ferramentas tecnológicas adquiridas para prestar um serviço cada vez melhor à sociedade, como drones, câmeras em vias públicas equipadas com dispositivo de reconhecimento facial e leitura de placas – destaca o governador Cláudio Castro.

Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor dos Santos ressalta que a iniciativa é fundamental, principalmente, para as abordagens dos agentes.

– A câmera embarcada na viatura será mais uma ferramenta de tecnologia a serviço da segurança pública do Rio de Janeiro. Vai auxiliar o policial que está na ponta, que terá mais assertividade nas abordagens. Para a segurança pública, o auxílio das ferramentas tecnológicas é imprescindível – afirma o titular da pasta.

Para a Polícia Militar, responsável pelo policiamento ostensivo em todo território estadual, as câmeras embarcadas serão uma grande aliada e um reforço a mais ao projeto recentemente implantado de Videomonitoramento Urbano.

– Os softwares de reconhecimento facial e de leitura de placas representam um ganho sem precedentes nas nossas missões de abordagem. Esse ganho tem reflexo na melhoria da prestação de serviço, como também na segurança dos nossos policiais – explica o secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Pires.

Assim como as 12.719 câmeras corporais portáteis já implantadas na Polícia Militar, as câmeras embarcadas em viaturas serão ferramentas importantes para proteger os policiais de possíveis falsas acusações, inibir reação de pessoas em conflito com a lei, ampliar a transparência das ações policiais, entre outros benefícios.

A conclusão do processo licitatório foi resultado de um minucioso trabalho desenvolvido por uma comissão especial de técnicos dos órgãos estaduais nomeada para assessorar a Secretaria da Casa Civil. Durante mais de um ano, a comissão analisou o mercado de oferta de equipamentos e serviços, lançou edital público e realizou provas de conceito entre as empresas concorrentes.

Nos próximos dias, será assinada a ata de registro de preços pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Casa Civil, último passo para que os órgãos assinem seus contratos com a empresa licitada. O contrato será assinado em regime de comodato, ou seja, sem transferência imediata de patrimônio para o Estado do Rio, evitando-se, entre outros inconvenientes, o rápido processo de obsolescência observado nas áreas de tecnologia da informação e comunicação.

O post Veículos de órgãos de segurança do Estado do Rio passarão a ter câmeras apareceu primeiro em J3News.

* Todas as notícias são retiradas de fonte de sites conforme informado na última linha "apareceu primeiro em ..."

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

CONECTE-SE CONOSCO

Iniciar Conversa
Oi, Seja bem vindo(a)!
Olááá! Obrigado por ouvir a Rádio Capital Fm !!!